Google
 

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Desenvolvendo para Windows CE


Para quem é marinheiro de primeira viagem o Windows CE é um sistema operacional para dispositivos moveis, como celulares, smartphone e handhelds, hoje em dia se torna muito mais comum o uso destes aparelhos para facilitar o nosso dia-a-dia.
Para desenvolvermos aplicações para Windows CE precisamos ter os seguintes softwares:
Microsoft ActiveSync - Ferramenta exclusiva da Microsoft para comunicação com Windows CE permitindo a transferência de arquivos para dentro e fora do dispositivo.
Endereço: Clique Aqui


Agora vem o ponto mais importante qual a linguagem devemos usar? Vamos optar pelo .NET, por ser uma linguagem já própria da Microsoft, uma coisa que deve ficar clara usando apenas o .NET não vai ser possível criar uma aplicação para Windows CE, iremos precisar do CF (Compact Framework) .NET que nada mais é que um plugin para desenvolvimento de aplicações moveis.
Endereço: Clique Aqui


Para podemos começar a desenvolver nossos aplicativos vamos usar o Visual Studio 2003 . NET da Microsoft que já vem com todas as ferramentas necessárias para desenvolver nossas aplicações para Windows CE.
Endereço: Clique Aqui

Obs.: Muitos devem ter visto por ai CF 1.0, CF 2.0 e até CF 3.0, para usuário do Windows CE com versão inferior a 5.0 deve-se usar o CF 1.0 com Visual Studio 2003 .NET e para quem usa versões igual ou superior ao 5.0 recomendo o CF 2.0 com Visual Studio 2005 .NET, a versão CF 3.0 ainda é Beta que deve ser lançada juntamente com o Visual Studio 2008 .NET.

2 comentários:

Helder disse...

Ola,

Grato pelas dicas.... estava precisando... mas talvez voce possa me dar mais algumas dicas...

Apos compilar (Build) a aplicacao como transferir para o iPAQ ? É so copiar ? Tem como gerar um instalador ?

Grato,
Helder

Cristiano - Xyber disse...

Quando instalamos o Microsoft ActiveSync ele cria uma pasta de compartilhamento onde você pode copiar seus arquivos para dentro do aparelho. Sendo assim depois que você realiza o Build no VS.NET ele gera 1 arquivo exe ao qual você deve enviar para dentro do aparelho, após isso você só deve executar o arquivo dentro do seu aparelho que ele ira abri-lo normalmente. Deve existir alguma maneira de gerar um instalável, mas infelizmente desconheço o processo, se por ventura eu descubra postarei aqui no blog.

Publicidade